Certidão FGTS



A certidão FGTS é um dos documentos mais importantes que um empreendedor deve dar a devida atenção, uma vez que ela funciona como uma espécie de comprovante que serve como um demonstrativo de que não existe nenhuma pendência referente ao pagamento de benefícios da empresa aos seus funcionários.

Se você abriu uma empresa recentemente, já possui uma e começará a contratar funcionários ou mesmo pretende começar o seu negócio, é importante que você pare tudo agora e leia este artigo até o final com bastante atenção para ficar por dentro de tudo que diz respeito a certidão FGTS. Então, continue comigo!

Certidão FGTS

Certidão FGTS

O que é

A certidão FGTS é um documento comprobatório (como havia dito anteriormente), cuja emissão é realizada pela Caixa Econômica Federal, uma vez que esse mesmo banco é o responsável pelo FGTS.

Como também havia adiantado, a certidão FGTS tem como principal objetivo servir de comprovante que apresente a ausência de pendências que envolvam o pagamento do benefício que é de direito dos trabalhadores.

Em outras palavras, a certidão FGTS ou como também é conhecida como “Certidão Negativa do Fundo de Garantia” só é concedida a uma empresa quando a mesma se encontra quite com todas as suas obrigações trabalhistas.

O que é

O que é

Além disto, você pode utiliza-la como comprovante de desemprego, bem como para realizar o saque do saldo do seu FGTS inativo. Vale lembrar que o FGTS é um benefício trabalhista, cujo depósito mensal referente a 8% do salário do funcionário deve ser realizado obrigatoriamente para evitar qualquer tipo de problema futuro com a Justiça do Trabalho.

VEJA TAMBÉM:

Quem pode tirar

A certidão FGTS pode ser tirada por qualquer trabalhador que já tenha exercido suas atividades profissionais com a carteira de trabalho assinada no regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Quem pode tirar a Certidão FGTS?

Quem pode tirar a Certidão FGTS?

A emissão do documento pode ser realizada presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Vale ressaltar que é necessário que o empregador tenha realizado o depósito corretamente do FGTS durante o período em que o funcionário trabalhou para ele.

Todo início de cada mês, o empregador deve depositar o valor referente a 8 % do salário pago ao seu funcionário para o FGTS, e que deve ser acompanhado por este para que não venha sofrer nenhum prejuízo.

Se, por acaso, você perceber que em algum mês não houve o depósito do seu FGTS deve conversar com o seu empregador e pedir ao mesmo que providencie a regularização do depósito. Veja a seguir como tirar a sua certidão.

Como Tirar a Certidão FGTS

Existem duas formas de tirar a certidão negativa do FGTS, a saber:

  • CRF INSS (para as empresas);
  • CND INSS (para o trabalhador).

No caso de empresas é só acessar esse link (https://www.sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp) e fornecer os dados solicitados em tela como o número de inscrição da sua empresa (pode ser o CNPJ ou o CEI) com a inclusão do dígito verificador, deixar em branco o campo UF (Unidade Federal), o código de segurança gerado pelo próprio sistema e depois clicar no botão “Consultar”.

Como Tirar

Como Tirar

Se, por ventura, você tiver algum problema que impeça de realizar este procedimento pela internet poderá fazer a solicitação diretamente em uma agência da Caixa e pedir no atendimento geral, ou ao gerente de relacionamento a certidão FGTS da sua empresa.

Ainda sobre a modalidade CRF vale ressaltar que a certidão não precisa ser impressa em papel especial, pode-se utilizar o papel comum, mas o que importa é a confirmação da autenticidade do documento que é realizada pela Caixa. E mais: o CRF é disponibilizado na internet com o prazo de validade de 30 dias que são contados a partir de sua emissão.

Consulta Certidão FGTS

Para consultar ou emitir a certidão do FGTS (CND) é só acessar esse link (https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01).

  • Na nova página aberta é só informar o número do seu NIS (PIS/PASEP) sem a inserção de hífen e pontos e a senha internet.
  • Em seguida, é só clicar no botão “OK” para ter acesso a área exclusiva.
  • Caso você acesse o site pela primeira vez é só inserir o número do seu NIS e depois clicar sobre o botão “Cadastrar senha” para poder realizar o  acesso desejado.
  • Boa sorte!

Se tiver alguma dúvida é só enviar sua mensagem pelos comentários abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...