Coleta Web

Coleta Web – Todo mundo que empreende no Brasil sabe o quanto é complexo o processo de gerenciar um negócio e todas as suas obrigações legais e burocráticas. São inúmeras situações, as quais envolvem documentos, procedimentos técnicos, pagamento de impostos, gestão de funcionários, relacionamento com fornecedores e clientes, dentre outros pontos que devem ser observados.

Por conta disso e com o objetivo de facilitar a vida do empresário, a Receita Federal criou a plataforma Coletor Nacional, popularmente conhecida como Coleta Web, que trás várias ferramentas para facilitar a vida do empreendedor.

Coleta Web

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O que é Coleta Web

Criada em 2014 dentro da Redesim (Rede Nacional de Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), a Coleta Web é um sistema de acesso obrigatório para as pessoas jurídicas e produtores rurais para otimizar o processo de abertura, alteração, legalização, licenciamento e fechamento de empresas.

Sem a necessidade de download de programas, como era antes de sua implantação, a Coleta Web tem interface amigável e procedimentos intuitivos para que todos os usuários consigam utilizar esse sistema sem dificuldades. Conta tanto com o site quanto com o aplicativo para celular que simplifica ainda mais a vida do empreendedor.


Principais Funções

O Sistema da Coleta Web tem importantes funções para quem deseja abrir uma empresa ou ainda modificar algo do empreendimento. Um primeiro ponto é que ela permite a Pesquisa Prévia de Viabilidade.

Esse é um processo simples, realizado no próprio site da Receita e consiste em verificar junto aos Órgãos de Registro (juntas comerciais, cartórios ou OAB) a existência de pessoas jurídicas idênticas ou semelhantes ao nome pesquisado, para que assim não sejam abertas duas empresas com a mesma Razão Social.

Além disso, também verifica a possibilidade de exercício das atividades da empresa no endereço pesquisado, junto à Prefeitura do Município. Sua resposta positiva é imprescindível para obtenção do Alvará de Funcionamento.

Por isso, não alugue ou compre nada antes de fazer a pesquisa prévia, dentro do site da Coleta Web, desse modo, você estará protegido e sua empresa será legal.

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Como utilizar o Coleta Web

Para utilizar o sistema Coleta Web, você deve seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Localize o link do Coletor Nacional e clique sobre ele;
  • Inicie o processo clicando em Preencher Nova Solicitação;
  • Preencha o estado e município onde sua empresa está localizado e também os demais campos relacionados a sua empresa;
  • Ao final do preenchimento, clique em Finalizar Preenchimento para que seus dados sejam enviados para a Receita Federal;
  • Um recibo será gerado, clique em Preparar Documento para Impressão e imprima-o.

Consulta Coleta Web

É muito importante que você guarde o recibo. Nele há uma chave de registro que tornará possível a consulta ao status da transação através do mesmo endereço.

Após a coleta dos dados você deverá entregar a documentação para conferência.

Caso o ato não esteja registrado, você deverá acessar o site Integrador Estadual e imprimir o Documento Básico de Entrada – DBE e anexá-lo aos documentos que serão levados ao órgão de registro que realizará a emissão do CNPJ, caso esteja integrado.

No próprio site da Receita Federal você consulta a relação de Cartórios de Pessoas Jurídicas e OAB que estão integrados ao sistema. Todas as Juntas Comerciais estão integradas.

Se o ato já estiver registrado, basta emitir o DBE e entregá-lo diretamente a uma unidade de atendimento da Receita, o qual constará no próprio documento e assim poderá abrir sua empresa sem risco de ser processado.

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