Como Calcular Hora Extra



No Brasil é estabelecido pela a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, o exercício de 8 horas de trabalho diárias contemplando 44 horas semanais, esse é a carga horária máxima de trabalho permitido por Lei. Para descobrir como calcular hora extra continue lendo esse artigo.

Todo e qualquer tempo executado pelo o trabalhador acima do limite permitido por Lei é chamado de hora extra, por isso é extremamente importante o trabalhador tenha conhecimento de como é efetuado o cálculo para garantir que a empresa esteja cumprindo com suas obrigações legais.

Hora Extra

Hora Extra

Como calcular hora extra?

A maneira mais fácil de como calcular hora extra é necessário que antes de tudo você saiba qual é o valor pago por cada hora de trabalho realizado na sua jornada, ou seja, seu valor de salario hora. Para saber isso, basta apenas dividir o seu salário mensal pelas horas trabalhadas no mês, mencionadas e previstas em contrato de trabalho. Dessa forma você chegará no cálculo das suas horas.

Como calcular hora extra

Como calcular hora extra

Exemplo de cálculo hora extra:

Em primeiro lugar, vamos definir os principais modelos tipos de regime de trabalho adotados no Brasil, para você escolher qual se enquadra melhor:

  • Se determinado funcionário trabalha 40 horas semanais, no total mensal ele tem quer ter 200 horas;
  • Já aqueles que trabalham 44 horas semanais, precisam ao final do mês contemplar 220 horas;

Então o valor do seu salário deve ser divido por este total de horas, o resultado obtido é o valor hora de sua jornada.

Valor de Hora Extra

Confira a seguir como calcular hora extra após a apuração de horas a pagar:

  • Após realizar e descobrir o valor pago por cada hora trabalhada é preciso somar o total obtido a 50% do seu valor, o resultado final desta soma, será o valor pago de hora extra, isso vai variar muito de categoria para categoria, pois o percentual de hora extra pode variar, é importante em caso de duvidas consultar o sindicado da sua classe trabalhistas.
  • Além do mais, domingos e feriados sofrem adição de 100% em cima do valor da hora trabalhada.

Limite de hora extra

Segundo informações concedidas do próprio Ministério do Trabalho e Emprego, as horas extras não podem ultrapassar duas horas diárias, após o termino do seu período de trabalho, qualquer limite acima deste só é permitido em caso de força maior, prejuízo iminente ou serviço inadiável.

Cálculo horas extras Excel

Para realizar o cálculo de hora extra no Excel, o empregador precisa, antes de tudo, manter o controle das horas trabalhadas pelo funcionário para apurar a quantia exata de horas extras trabalhadas. Em seguida, deve apurar a quantidade de horas extras a 50% e a quantia de horas extras a 100% para calcular o total a ser pago ao funcionário.

Para facilitar esse processo, disponibilizamos abaixo a planilha de cálculo de horas extras do Sindicado tos Comerciários, para download gratuito:

<Baixar planilha de cálculo de horas extras Excel>

O trabalhador pode se recusar a trabalhar horas extras?

O trabalhador não pode se recusar, desde que essas horas estejam previstas em acordo ou contrato coletivo de trabalho, portando o trabalhador não pode se negar a fazer, sem justificativa prevista em LEI, em caso de eventuais horas extras.

De acordo com a CLT o empregador não pode exigir do trabalhador mais de 2 horas diárias de trabalho, além da jornada normal.

calculadora Hora extra

calculadora Hora extra

As horas extras não são obrigatórias desde que o seu contrato de trabalho esteja isentando o trabalhador das mesmas, por isso o contrato de trabalho deve informar todas as informações de execução do trabalho que vai ser realizado, desde horários de entrada, intervalos e saída, é preciso estar descrito em contrato a eventual necessariedade de trabalho extraordinário.

Veja também:

No contrato de trabalho também deve estar descrito o valor do salário mensal e o percentual de horas extras caso o trabalhador precise eventualmente realizar.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...