Home » Conectividade Social

Leia também:

Conectividade Social

O Conectividade Social, desenvolvido pela Caixa Econômica, tem por finalidade, a troca de arquivo de mensagens e arquivos através da Internet.

Foi criado a fim de ser utilizado por todas as empresas, ou semelhantes, que são obrigadas a recolher o FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ou prestar informações à Previdência Social. Além de desembaraçar o processo de recolhimento do FGTS, reduz os custos operacionais, aumenta o conforto, a precisão, a segurança e o sigilo das transações relativas ao FGTS.

Conectividade Social
Conectividade Social

O que é o Conectividade Social

O aplicativo Conectividade Social nada mais é do que um canal eletrônico de relacionamento, obrigatório, para envio de informações por parte do empregador ao FGTS e à Previdência Social. É também um canal a ser utilizado para troca de informações relacionadas ao FGTS entre a Caixa Econômica Federal, agente operador do fundo e as empresas, escritórios de contabilidade, sindicatos, prefeituras e outros, através de conexão com a Internet.

Atual, desenvolto e extremamente seguro, é facilmente adaptável a qualquer ambiente de trabalho, pois dispõe de múltiplas funcionalidades para os usuários.


Como Obter a Certificação Digital

A Certificação Digital atende, em especial, àqueles que impõem restrições particulares (como o medo), para acessar a conta bancária pela Internet. Para essa preocupação já existe uma solução: a Certificação Digital.

Esta Certificação é obtida por instituições denominadas AC – Autoridades Certificadoras, credenciadas junto ao ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Vale ressaltar neste momento, que a Receita Federal não emite a Certificação Digital.

Para obter uma Certificação Digital, inicialmente é preciso escolher uma AC, que pode-se dizer que funciona como uma espécie de “cartório” digital. Há várias delas no mercado, todas subordinadas ao ICP- Instituto Nacional de Tecnologia de Informação/Brasil, serviço público criado em 2001, que monitora e regulamenta a emissão destas Certificações.

Vale destacar, que a Certificação Digital possui validade de 3 anos (conforme seu tipo), mas é passível de renovação, o que permitirá a totalização de um termo de uso de até 6 anos.

VEJA AINDA:


Documentação Necessária

Abaixo, listagem de documentos que você irá precisar possuir em mãos na agência da Caixa Econômica Federal, sendo esses cópias e vias originais:

  • RG e CPF do empregador;
  • CNPJ atualizado;
  • Comprovante da Inscrição no Simples Nacional (exceto para as empresas que se enquadram na categoria MEI – Microempreendedor Individual), que pode ser facilmente gerado no site da Receita Federal http://idg.receita.fazenda.gov.br;
  • Contrato Social;
  • Requerimento de Empresário ou então o CCMEI (Certificado da Condição de Microempreendedor Individual), que poderá ser acessado pelo Portal do Empreendedor http://www.portaldoempreendedor.gov.br .

Como Baixar o Conectividade Social

Após possuir a Certificação Digital é chegado o momento de realizar a instalação do software adequado para iniciar o uso do aplicativo de Conectividade Social.

Primeiramente, verifique se você possui, em seu computador o “plugin” Java, pois somente através do mesmo é possível abrir o Conectividade Social. Se o mesmo estiver desatualizado é só atualizá-lo, caso o contrário deverá realizar o download do mesmo no seu computador.

Realizado tal procedimento, basta seguir as instruções abaixo:

  • Instale a Certificação Digital em seu computador;
  • Abra o arquivo e siga as orientações dadas pelo sistema;
  • Acesse, via Internet, o link http://www.caixa.gov.br/;
  • Aperte no opção “Acesse o Conectividade Social ICP”;
  • Espere o sistema reconhecer sua Certificação e em seguida, confirme o seu uso;
  • Registre a Certificação de acordo com as orientações mostradas na tela;
  • Aguarde o sistema executar o aplicativo;
  • O sistema pedirá a autorização para o uso, e neste momento, basta confirmar;
  • Aceite os termos do contrato de uso do programa;
  • Para finalizar, clique no botão “Continuar” que se encontra na parte inferior à direita de sua tela.

Finalizados tais procedimentos, basta simplesmente acessar todos os serviços disponibilizados pelo Conectividade Social.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...