Consulta Saldo FGTS – Extrato FGTS



Todo trabalhador inscrito no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) tem o direito de acompanhar o andamento dos depósitos do benefício que devem ser realizados regularmente durante todos os meses em que ele se encontra vinculado à empresa. O procedimento de Consulta saldo / Extrato FGTS é bem simples e pode ser realizado de várias formas, ou seja, o trabalhador pode escolher o método que achar mais interessante para acompanhar os depósitos e seus rendimentos.

Neste artigo irei lhe apresentar como são realizados estes procedimentos, mas antes é necessário esclarecer quem tem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, pois o benefício é direcionado a algumas categorias profissionais. Confira!

Extrato FGTS

Extrato FGTS

Quem tem Direito ao Fundo de Garantia

A grande parcela que tem direito ao FGTS se enquadra nos seguintes quesitos, a saber:

  • Trabalhadores formais, cujos contratos são regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho);
  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores temporários;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Safreiros (são aqueles trabalhadores rurais que executam suas atividades somente no período de colheita);
  • Atletas profissionais;
  • Empregado Doméstico (opcional)
  • Diretor não empregado (opcional).

Os trabalhadores destas duas últimas categorias podem ser incluídos no programa caso o empregador decida pela inserção do funcionário, uma vez que os mesmos ainda não são obrigatoriamente enquadrados em comparação com as demais categorias citadas.

Como Consultar Saldo do Fundo de Garantia

Você pode consultar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço diretamente pela internet. Basta acessar o site da Caixa através deste link (https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS). Informe o número do seu NIS (PIS/PASEP) e a sua senha internet. Em seguida, clique no quadrado “Não sou um robô” e depois no botão “OK”.

Como Consultar o Extrato FGTS

Como Consultar o Extrato FGTS

Além da internet é possível fazer a consulta do seu FGTS pelo telefone. É só entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa pelo número 0800 726 0207. Também conhecido como “Caixa Cidadão”, o serviço é disponibilizado de segunda a sexta, das 8 às 21 horas e aos sábados das 10 às 16 horas, e você pode ligar tanto do seu telefone fixo como pelo celular.

Extrato FGTS

Você pode consultar o extrato do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pessoalmente em qualquer agência da Caixa e solicitar o mesmo no balcão de atendimento ou então no caixa eletrônico. Além da agência é possível realizar o mesmo procedimento nas Casas Lotéricas.

Outra possibilidade de ter acesso ao extrato FGTS é por SMS. Ao cadastrar o número do seu celular no site da Caixa (https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS) você passará a receber todas as informações referentes ao seu saldo e extrato gratuitamente no seu aparelho.

Cálculo

Para calcular facilmente o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é só utilizar uma calculadora trabalhista facilmente encontrada na internet ou em aplicativos para smartphones onde você só precisa informar o valor do seu salário bruto, o número de meses trabalhados, e em seguida clicar em “Calcular” para conhecer o resultado.

Calculadora Trabalhista

Calculadora Trabalhista

A título de curiosidade, a alíquota utilizada para o depósito mensal do FGTS na conta vinculada ao trabalhador é de 8% do salário que o mesmo recebe. Sendo assim, fica mais fácil compreender e fazer o cálculo exato do valor.

Além disso, as contas do FGTS são passiveis de rendimento, cujos juros são em torno de 3% ao ano e a atualização monetária é realizada todo dia 10.

VEJA TAMBÉM:

Saque

O saque do FGTS pode ser realizado mediante certas ocasiões como as que se seguem:

  • Demissão sem justa causa;
  • Rescisão de contrato por fechamento, falecimento de dono ou extinção da empresa;
  • Término da validade de contrato;
  • Em caso de aposentadoria;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Necessidade urgente ou grave de caráter pessoal como, por exemplo, ser vitimado por um desastre natural;
  • Suspensão do trabalho avulso após o período de 90 dias;
  • Se o trabalhador ou o seu dependente for acometido por alguma doença grave e/ou terminal;
  • Quando a conta entrar em situação de inatividade;
  • Para aquisição de casa própria;
  • Para a amortização de prestações a serem pagas no sistema imobiliário de consórcio.

Aplicativo FGTS

Para evitar filas, corre-corre e aumentar a facilidade e praticidade do seu dia a dia você pode realizar todos os serviços de consulta ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pelo aplicativo desenvolvido pela Caixa, inclusive consultando o calendário FGTS 2017. O Aplicativo FGTS é gratuito e está disponível para os principais sistemas operacionais, a saber: Android, iOS e Windows. Instale agora e comece a usar!

Aplicativo FGTS

Aplicativo FGTS

Gostou deste artigo? Curta e o compartilhe com os seus amigos. Até mais!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...