Home » Escola da família 2018 – Inscrição e requisitos

Leia também:

Escola da família 2018 – Inscrição e requisitos

O programa Escola da Família é um importante projeto criado pela Secretaria da Educação de São Paulo que abre as escolas estaduais nos fins de semana com o intuito de promover diversas atividades culturais para as pessoas de tenham renda baixa.

Dessa forma, é possível promover maior bem-estar e qualidade de vida a todos os participantes mesmo que sejam só os alunos, pais ou então os voluntários. Para participar é preciso que faça a inscrição no Escola da Família. Se você tem interesse e não sabe como fazer é só continuar lendo este artigo que irei te mostrar como é simples.

Programa Escola da Família
Programa Escola da Família

Programa Escola da Família – O que é, e como funciona

Ele foi criado em agosto de 2003, pela Secretaria de Educação de São Paulo, com o objetivo de reunir nos espaços das escolas estaduais, os profissionais da educação, universitários e voluntários para desenvolverem, nos fins de semana, atividades ligadas ao Esporte, Cultura, Trabalho e Saúde.

Com essa iniciativa, o Escola da Família proporciona maior inclusão social da família dos alunos, amigos, comunidade em geral e ainda permite a troca de experiência e conhecimento entre os profissionais envolvidos. O programa dá atenção especial aos cadastrados no bolsa família 2019, para ajudar a reduzir as desigualdades sociais e educacionais.

Os universitários envolvidos ainda recebem a Bolsa Universidade que além de auxiliar no custeio de seus estudos ainda incentiva o desenvolvimento de atividades que possam contribuir com o projeto trabalhado no Escola da Família.

Leia mais: Já saiu o valor do novo salário mínimo 2019. Trabalhadores estão indignados com os aumentos abaixo do esperado.

Quais os Benefícios do Programa

Variam de cidade para cidade, mas os universitários do Estado de São Paulo que realizarem a inscrição no programa de voluntariado terão garantido 100% de gratuidade no ensino superior. Desse valor total, metade é financiada pelo Estado de São Paulo e a outra metade fica a cargo da Universidade.

Caso o universitário estudante faculdades e universidades particulares tiver interesse no Programa, pode pedir orientações diretamente no centro universitário, para entender melhor como proceder com a documentação do Programa dentro da Universidade.

Escola da Família: Inscrição no Programa

Escola da Família Inscrição
Escola da Família Inscrição

É muito simples. Somente exige-se que tenha ensino médio completo e que seja maior de idade.  Se for universitário deverá estar matriculado regularmente em uma instituição superior privada ou que tenha convênio com a SEE/FDE.

Além do interesse em participar é necessário que tenha disponibilidade para cumprir a carga horária de 8 horas nos fins de semana. Mas se você deseja ser um voluntário no programa deverá entrar em contato com a escola participante do programa ou então com a Coordenação do projeto através do seguinte e-mail [email protected] para saber sobre as atividades e requisitos necessários, pois estes podem variar dependendo de cada escola e de cada região do país.

Quais são os critérios para a seleção?

Os interessados que desejam participar do programa Escola da Família 2018 serão classificados de acordo com os seguintes itens: valores da renda mensal tanto do candidato quanto da família, as despesas mensais fixas realizadas em casa, o número de habitantes em sua residência, assim como o número dos mesmos que trabalham e o tipo de moradia que o candidato habita.

Como é feita a inscrição?

Para se inscrever o candidato deverá acessar o seguinte site: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/. No site você encontra os menus específicos para cada categoria de inscrição.

Documentos necessários

Depois de realizado o cadastro no site do programa será necessário apresentar, em momento oportuno, a documentação que comprove a sua condição acadêmica e social. São exigidos: os documentos pessoais como:

  • CPF
  • RG
  • Título de Eleitor
  • Deverá acrescentar também o Histórico Escolar;
  • Atestado de matrícula no curso superior;
  • Protocolo de inscrição no Programa Escola da Família;
  • Os comprovantes de despesas, residência e os comprovantes de renda familiar e recibo de pagamento do último aluguel quitado.

O Programa Escola da Família ainda realiza importantes parcerias com diversos órgãos e empresas que agregam valores para todas as pessoas envolvidas. Vale a pena conhecer e participar, pois todos ganham no final.

Você já conhecia o Bolsa Escola da Família? O que você achou desse programa? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (43 votes, average: 4,67 out of 5)
Loading...