Licença Paternidade 2018



O que é licença a paternidade?

A Licença Paternidade é a mesma que a licença a maternidade, mas foi concedida a pouco tempo e possui um período de tempo reduzido da licença a maternidade. Um dos primordiais cuidados com o filho é no ato do nascimento, momento em que as mamães precisam se recuperar de uma cirurgia, e precisam do apoio dos pais para cuidar dos bebês.

Licença Paternidade 2018

Licença Paternidade 2018

Como Funciona a Licença Paternidade 2018?

É uma licença menor do que das mamães, mas todos os pais têm direito a participar do nascimento da criança a 5 dias, o direito da paternidade foi concedido a todos os pais sem restrições.

A licença a paternidade é um direito assegurado pela a Constituição Federal, lembrando que os 5 dias começam a contar a partir do nascimento do bebê, porém esse dia é valido somente após o primeiro dia útil.

Porém, se o nascimento da criança ocorrer no sábado, esse prazo começa a contar a partir de segunda-feira, se durante essa licença o pai entrar de férias, esse prazo de 5 dias começa a contar após o termino das férias, sendo assim, a contagem é realizado após o retorno das férias.

Licença Paternidade - Igualdade de Direitos

Licença Paternidade – Igualdade de Direitos

Veja também:

Licença Paternidade – Pais Adotivos?

A licença paternidade não é válida para pais adotivos, o único benefício concedido é o salário maternidade pelo o período aquisitivo de até 120 dias, o salário maternidade assegura o afastamento durante esse período para que o responsável possa cuidar da criança.

Licença Maternidade Estendida

Pensando na qualidade de vida, algumas empresas disponibilizam o prazo de 30 dias para que os papais possam cuidar dos seus filhos, neste caso todo o salário mensal pago ao trabalhador pode ser deduzido no Imposto de Renda.

Licença Maternidade

Licença Maternidade

Licença Maternidade 2018 Empresa Privada

A Licença Maternidade pela a Constituição de 1988 estabelece o período de 3 meses, ou seja, 120 dias. Durante esse período de licença a maternidade concedida pela a empresa privada o trabalhador (a) tem direito a receber a sua remuneração integral.

Licença Paternidade 2018 Empresa Privada

Segundo a lei trabalhista, o pai deverá ser contemplado com licença de 5 a 20 dias. A empresa é obrigada por lei, a conceder 5 dias de licença, mas pode dar, de forma optativa, até 20 dias de licença, segundo lei aprovada recentemente.

Licença Paternidade 2018 Servidor Público

O servidor público federal tem licença de 20 dias, antes era 5 dias previsto na constituição, recentemente um novo decreto constituiu mais 15 dias de licença a paternidade, pensando na melhor qualidade de vida do recém-nascido e da família, sendo assim, neste período os pais têm tempo de cuidar do bebê e ajudar a mãe na recuperação.

Sendo assim, o servidor público vai fazer gozo dos 5 dias de licença, podendo ser prorrogado esse prazo para mais 15 dias de licença a paternidade.

Prazo de Licença Paternidade Aumentado

Prazo de Licença Paternidade Aumentado

É extremamente importante o auxílio dos pais, neste período, pois as mamães precisam de ajuda para uma perfeita recuperação, isso porque é um período aonde o corpo da mulher ainda está bem sensível por conta da grande cirurgia.

Pelo menos nos primeiros dias após a cirurgia e crucial esse apoio do papai em atividades simples e cuidado com o bebê, onde a mamãe deve ficar de repouso para fechamento perfeito dos pontos e uma tranquila recuperação.

Visto que não é fácil carregar uma criança por 9 meses e depois da a luz a uma nova vida, esse apoio durante esses 20 dias é crucial.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...