Home » Notícias » O que o funcionário deve saber para não sair perdendo na demissão?

Leia também:

O que o funcionário deve saber para não sair perdendo na demissão?

A demissão é algo temido pelos trabalhadores brasileiros. Quando ela é inevitável, é preciso que o mesmo esteja ciente de seus direitos trabalhistas e assim, não sair mais prejudicado ainda pela demissão. Vamos explicar a seguir o que o funcionário deve saber para não sair perdendo na demissão. Veja mais no texto a seguir:

Seguro Desemprego

A primeira coisa que você deve saber sobre a demissão é que se ela vier a ser sem justa causa, você pode ter direito a solicitar o benefício. O seguro desemprego garante um auxílio financeiro para que o funcionário recentemente demitido possa atender suas necessidades básicas antes de encontrar um novo emprego

O valor do benefício irá vir a depender do tempo de serviço prestado, podendo varia de 3 a 5 parcelas. O tempo mínimo de carteira assinada para ter direito ao seguro é de 9 meses, que dá direito a 3 parcelas, enquanto 12 meses garantem 3 parcelas. Para receber 5 parcelas do benefício, é preciso que o funcionário trabalhe por, pelo menos, 24 meses.

Antes de solicitar o seguro desemprego, verifique quais são os documentos necessários para dar entrada no Seguro e faça o seu agendamento do seguro desemprego.

O empregador que estiver preses a realizar uma demissão, deve avisar ao funcionário com, pelo menos, 30 dias de antecedência ou paga a remuneração referente a estes 30 dias sem que o mesmo vá trabalhar na empresa.

É importante que o trabalhador verifique se a situação do aviso prévio está regular para que não saia prejudicado financeiramente e nem perca tempo com a empresa da qual foi desligado.

13º salário proporcional

Ao ser desligado da empresa, você tem direito a receber a quantia correspondente ao 13º proporcional ao temo de meses trabalhados desde o primeiro dia do ano até a demissão, incluindo também os 30 dias de aviso prévio.

Muita gente não sabe, mas com poucos dias de serviço, você já pode ter direito ao benefício proporcional.

É preciso estar atento aos direitos trabalhistas que estão disponíveis para dar suporte a você para que possa se estabilizar e encontrar um novo emprego. Mas se você vier a ser demitido por intermédio de comprovação por justa causa, os seus direitos são reduzidos e você não irá receber nenhum dos valores mencionados.

Portanto, é bom que você sempre mantenha a sua conduta dentro da empresa e não infrinja as regras estabelecidas pelo empregador. Garanta a sua permanência no seu emprego para que se preciso, você possa utilizar os benefícios mencionados.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *