Piso Salarial 2017



Em um momento de crise como a que o Brasil atravessa atualmente, o piso salarial, ou seja, o mínimo que deve ser pago a uma determinada categoria, se torna mais importante do que nunca. Ele é de fundamental importância para qualificar e remunerar corretamente o serviço realizado por milhares de profissionais, os quais dependem desse dinheiro para viver.

Piso Salarial 2017

Piso Salarial 2017 – Valor do Piso Salarial

É natural que as empresas busquem formas de cortar custos em momentos de turbulência econômica, mas, não é pagando abaixo do piso salarial que elas irão crescer, pois, com funcionários insatisfeitos, o rendimento e a produtividade de uma determinada companhia acaba caindo e com isso, fica mais difícil dela manter uma competitividade adequada no mercado de trabalho.

O que é um piso salarial

Um piso salarial é o menor valor que pode ser pago a um trabalhador dentro de uma certa categoria. Ele se diferencia do salário mínimo, pois, parte-se do pressuposto, que ele seja maior do que esse valor estabelecido pelo Governo, do quanto é o mínimo que os trabalhadores devem receber.

Além disso, o piso salarial não tem uma influência do Governo e é combinado diretamente pelos sindicatos e os empresários, em uma reunião chamada de negociação coletiva, na qual, é determinada qual o reajuste do piso salarial que uma determinada área de trabalhadores vai ter.

Piso Salarial 2017 – valor

São nessas situações que surgem as graves, caso não haja um acordo, por exemplo, entre os metalúrgicos e as fabricas, esses trabalhadores tem como um recurso, se recusar a trabalhar, para assim, forçar os empresários a aceitarem um piso salarial maior para um determinado ano.

Piso Salarial 2017

Piso Salarial 2017 – Qual o valor do Piso Salarial 2017

É preciso lembrar que essa negociação entre os sindicatos e os empresários, é garantida por lei, por isso, quando um piso salarial é assinado, os empresários devem cumprir com esse pagamento, sobre pena de multa e de processo de um trabalhador, o qual, por ventura, venha a receber abaixo do piso estabelecido para a seu Estado e a sua área de atuação.

Valor do Piso Salarial 2017

Assim, o piso salarial é diferente para cada cargo, por exemplo, enquanto o piso salarial de um jornalista no Estado de São Paulo é de 2.719,00 reais, o de um engenheiro será de R$ 4728,00. Essa diferença de valor pago varia conforme a profissão e a forca que os sindicatos e os movimentos têm dentro das minhas diferentes áreas.

Piso salarial para as categorias dos trabalhadores

Existem algumas vantagens de os sindicatos conseguirem estabelecer um piso salarial digno juntos aos patrões para os trabalhadores de uma determina área.

Além de garantir uma maior segurança, já que o trabalhador já entra em um emprego, sabendo o quanto é o mínimo que ele deve receber, podendo fazer assim um planejamento financeiro melhor.

Além disso, o piso salarial permite com que um trabalho possa estabelecer projetos, os quais, dependam de um certo ganho salarial fixo. Por fim, uma última vantagem da aplicação desse piso salarial, é que ele impede uma alta rotação entre os trabalhadores e uma maior estabilidade, já que não é necessário ficar trocando de emprego a todo instante, procurando por um salário melhor, já que todo o piso será igualitário.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 4,67 out of 5)
Loading...