Portal do Servidor AL: Contracheque, Recadastramento

Portal do Servidor AL – No Brasil há marcantes diferenças entre os servidores do setor privado e do setor público. Quando estes são concursados, por exemplo, eles têm direito a uma série de privilégios que não são integralmente comuns aos empregados do âmbito privado. Para mais detalhes sobre o Portal do Servidor Alagoas, confira o texto abaixo.

Porém, muitos trabalhadores do viés público não são conhecedores de todos os benefícios que lhes são devidos. Pensando nisso, cada estado criou o seu Portal do Servidor, onde os servidores públicos podem consultar todas as informações disponíveis.

Portal do Servidor AL

Portal do Servidor AL

Resolvemos, então, falar um pouco sobre esse canal, dando ênfase às especificidades do Estado de Alagoas. Venha com a gente para saber mais!


Contracheque Portal do Servidor

O contracheque ou holerite, que é o documento mais acessado por meio do Portal do Servidor, é um extrato que contém todos os vencimentos do empregado, incluindo o salário bruto, o salário líquido e as especificações dos descontos mensais que são feitos pelo estado.

Esse documento é importante pois representa a principal comprovação de renda que um indivíduo possui, sendo requisitado em diversas situações, como para abrir uma conta bancária ou para solicitar um empréstimo em alguma instituição financeira. Desse modo, é obrigação do governo fornecê-lo aos seus funcionários, para que estes possam atestar o faturamento que dizem receber.

Portal do Servidor Contracheque

Contracheque

VEJA TAMBÉM:


Como Consultar Online e Emitir o Contracheque

A fim de consultar e emitir os seus contracheques de modo on-line, o trabalhador alagoano precisará, antes de tudo, ter acesso a um computador que se conecte a internet. Dispondo disso, basta que ele:

  • Entre no site da Seplag-AL (Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão ou Patrimônio), clicando neste atalho;
  • Acesse a área destinada ao Portal do Servidor AL – a qual está disposta logo no início da página;
  • Informe o seu usuário – que é o número de ordem do servidor – e a sua senha;
  • Valide o captcha solicitado;
  • Clique em “Entrar no Portal do Servidor”;

    Consulta Contracheque Alagoas

    Consulta Contracheque Alagoas

  • Na coluna esquerda da tela, clique em “Contracheque”;
  • Clique em “Selecionar”;
  • Escolha o mês e o ano do contracheque que deseja visualizar;
  • Clique em “Ok”;
  • Escolha o modelo de processamento que deseja;
  • Clique em “Ok”.

Obs.: caso a pessoa nunca tenha entrado no Portal do Servidor AL, será necessário que ela se registre no mesmo; para isso, deve-se entrar na área de cadastramento, ao clicar aqui, e seguir todas as etapas que a plataforma indicará.


Aplicativo Portal do Servidor AL

Em 2015, o Governo de Alagoas passou a disponibilizar um aplicativo para aparelhos android, no qual o servidor poderá consultar, com muito mais comodidade, os seus contracheques e os demais dados disponibilizados a ele.

Aplicativo Portal do Servidor AL

Aplicativo Portal do Servidor AL

Porém, para saber como utilizar esse programa e para criar o login e a senha que serão requeridos, o indivíduo deverá, primeiramente, entrar no Portal do Servidor por meio de um computador, tal como foi descrito anteriormente, selecionando, no menu, a opção “serviços smartphones”, ao invés de “contracheque”.


Dúvidas sobre o Portal do Servidor AL

Caso o trabalhador possua outras dúvidas ou reclamações sobre o funcionamento do Portal do Servidor de Alagoas, ele pode contatar as centrais telefônicas que a Seplag-AL disponibiliza, telefonando para os números:

  • (82) 3315-1711
  • (82) 3315-1804
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...