Portal do Servidor AP: Contracheque, Recadastramento

Portal do Servidor AP – No cenário brasileiro há uma grande distinção entre os empregados pertencentes à esfera privada e aos pertencentes à esfera pública. Os últimos, por exemplo, têm regalias que não são inteiramente comuns aos primeiros, como a grande estabilidade que é conquistada após três anos de trabalho.

Para tornar esses privilégios difundidos, cada estado e município costuma criar o seu Portal do Servidor, uma página on-line onde os funcionários públicos podem acessar informações e realizar certos serviços.

Levando em consideração a importância desse canal, resolvemos falar um pouco sobre ele, destacando o que foi elaborado para o Estado do Amapá. Então, venha conosco para entender mais!

Portal do Servidor AP

Portal do Servidor AP


Contracheque

O contracheque, também conhecido como holerite, é a declaração mais importante dentre as que são disponibilizadas pelo Portal do Servidor Amapá. A mesma consiste em um extrato que condensa todos os vencimentos mensais do empregado, especificando o valor bruto e o valor líquido do seu salário, tal como os abatimentos feitos do mesmo.

Por escrutinar o pagamento do funcionário dessa maneira, o holerite acabou se tornando o documento mais solicitado para comprovar o rendimento de alguém. É comum que ele seja requerido, por exemplo, em variados procedimentos bancários, como na obtenção de um empréstimo, na requisição de um financiamento ou até mesmo na abertura de uma conta.


Como Consultar Online e Emitir o Contracheque

Para verificar ou emitir um contracheque de modo on-line, é necessário que o servidor, em primeiro lugar, tenha acesso a um computador que se conecte a internet. Dispondo disso, basta que ele:

  • Acesse o site do Sigrh (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos), ao entrar neste link;
  • Indique o seu CPF e a sua senha – que é o mesmo código do contracheque;
  • Clique em “entrar”;
  • Acesse a área dos holerites e escolha o ano e o mês do extrato que deseja visualizar ou expedir.

Caso a pessoa queira consultar dados anteriores ao ano de 2013, ela deverá acessar o antigo domínio destinado ao Portal do Servidor, que pode ser acessado a partir deste atalho, informar os dados que serão requisitados e clicar em “entrar”.


Autenticação de contracheques

O Estado do Amapá permite que quaisquer indivíduos, mesmo aqueles que não são funcionários públicos, verifiquem a veracidade de determinado holerite, desde que possua o código do mesmo. Para isso, basta:

  • Acessar este link;
  • No quadro “Autenticação de Contracheques”, inserir a sequência do holerite;
  • Clicar em “enviar”.

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Dúvidas sobre o Portal do Servidor AP

Para obter outras informações ou realizar sugestões e reclamações a respeito do Portal do Servidor do Amapá, a pessoa deve contatar a Ouvidoria Geral do Estado:

  • encaminhando uma mensagem para [email protected];
  • ou telefonando para algum dos seguintes números: (96) 3212-1200; (96) 3212-1201; (96) 3112-1204; (96) 3112-1205; (96) 3112-1206.

É oportuno salientar que as informações descritas acima são válidas somente para os servidores que são empregados pelo Estado do Amapá. Assim sendo, para os amapaenses que são funcionários públicos, mas que trabalham para administrações federais ou municipais, é designado outro canal, o qual varia de acordo com a organização empregadora.

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