Procon Online

Procon Online – O Procon é a sigla para “Programa de Proteção e Defesa do Consumidor”. É um órgão administrativo que atua tanto nas esferas municipais como estaduais com o objetivo de proteger e defender os direitos e/ou interesses por parte dos consumidores.

Graças ao Procon, muitos problemas já foram resolvidos, pois ele ampara os consumidores contra as práticas abusivas realizadas pelas empresas que não obedecem às regras e normas presentes no Direito do Consumidor.

Procon Online

Procon Online

Leia Mais:

O que é Procon Web

O Procon Web é o site criado pelo próprio programa e disponibilizado gratuitamente como meio de comunicação entre os consumidores e o órgão com o intuito de orientar e esclarecer as possíveis dúvidas que dizem respeito ao Direito do Consumidor.

A proposta aqui é oferecer um atendimento não-presencial tanto para consumidores quanto fornecedores e empresas que precisem de alguma informação. Vários estados possuem o serviço eletrônico funcionando corretamente.

Através dele é possível registrar possíveis reclamações de forma simples e rápida evitando, para tanto, o deslocamento até uma agência de atendimento presencial onde é preciso aguardar muito tempo na fila o momento para ser chamado por um atendente.

Tipos de Atendimento do Procon Online

O Procon online é uma plataforma que visa facilitar a comunicação entre consumidores e o órgão para o registro de reclamações e dúvidas. Como uma alternativa para desafogar a grande demanda encontrada nos postos de atendimento você pode fazer a sua reclamação diretamente no site do Procon.

Desta forma, os tipos de atendimento giram em torno dos problemas relacionados ao não cumprimento de normas estabelecidas pelo Código de Direito do Consumidor. No atendimento online você pode encontrar os seguintes tipos de serviços disponibilizados pelo órgão aos consumidores:

  • Reclamações
  • Preenchimento de Modelo de Procuração
  • Consulta de Reclamação
  • Extração de cópias de processo

Como Registrar uma Reclamação no Procon

Se você teve algum tipo de problema com alguma empresa e precisa contatar o Procon poderá registrar a sua reclamação diretamente no site do órgão. Veja a seguir como fazer:

  • Acesse o site do Procon Online do seu estado
  • Procure por Atendimento ao Consumidor

    Como Registrar uma reclamação no PROCON Online

    Como Registrar uma reclamação no PROCON Online

  • Escolha a maneira de atendimento que você deseja
  • Informe as opções necessárias
  • Clique no botão “Enviar”.

Feito isso é só acompanhar o andamento da sua reclamação e o contato pelo Procon. Por outro lado, em alguns estados, principalmente nas capitais, o consumidor também pode fazer a sua reclamação por meio do telefone ligando diretamente para a central de atendimento.

E, na grande maioria dos municípios brasileiros o tradicional atendimento presencial é bastante utilizado, mas como disse anteriormente há muita demanda e com isso o fluxo de pessoas é grande, pois dependendo do caso um atendimento pode ser mais demorado do que outro, o que acaba atrasando os demais que aguardam na fila.

Guarde bem todos os documentos

É importante que tanto no atendimento virtual quanto no presencial você tenha todos os documentos comprobatórios para serem apresentados e que auxiliem a fundamentação da sua reclamação.

Em alguns casos, a resolução pode ser efetuada em um primeiro e único atendimento, mas existem outros em que é preciso entrar com um processo judicial semelhante aqueles que são movidos nos fóruns.

Conserve bem toda a documentação e em caso de comprovantes que utilizam papeis de impressão semelhante aqueles emitidos pelos caixas eletrônicos dos bancos é aconselhável tirar uma xerox, pois com pouco tempo o original começa a desmanchar dificultando a leitura correta dos dados.

Atuação do Procon

O Procon é um órgão muito importante, uma vez que ele atua na orientação dos consumidores, assim como na mediação dos possíveis conflitos gerados pelas más relações de consumo e na fiscalização desses mesmos tipos de relações.

Sendo assim, ele possui poderes legais para intermediar e convocar a empresa acusada pelo consumidor a comparecer em audiência no próprio Procon na tentativa de estabelecer um acordo amigável ou, se for preciso, prosseguir o trabalho e abrir um processo de cunho administrativo.

Atuação do PROCON

Atuação do PROCON

Em outras palavras, o Procon atua com forças baseadas em leis criadas pela legislação brasileira direcionada as relações comerciais estabelecidas entre as empresas e seus consumidores.

Por isso, se você for lesado por alguma empresa saiba que poderá contar com o Procon que estará disposto a te auxiliar. Aproveite que chegou até aqui e compartilhe este post.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...