Home » Benefícios » Quais são os benefícios que as empresas são obrigadas a pagar

Leia também:

Quais são os benefícios que as empresas são obrigadas a pagar

A CLT conta com a previsão de diversos direitos trabalhistas, entre eles o pagamento de horas extras, adicional noturno, adicional de transferência, adicional de insalubridade e periculosidade, gorjeta, comissão, descanso semanal, entre outros benefícios. As formas de como o empregado desenvolve o seu trabalho é o que poderá determinar a obrigatoriedade de pagamento deste benefício.

Caso o trabalhador faça hora extra, de forma obrigatória ele terá o direito de receber um adicional de hora extra. Se este trabalhar com materiais explosivos, tem o direito de receber adicional de periculosidade.

Existem ainda alguns direitos que não são previstos na CLT e nem possui uma lei específica para que sejam exercidos na prática, pois dependem exclusivamente de uma negociação entre o empregador ou ainda mediante a participação de sindicatos. Isto é o que acontece com o pagamento de passagens aéreas, a concessão de cartões de crédito ou ainda um carro para o trabalhador, entre outras coisas.

Conheça alguns dos benefícios obrigatórios das empresas:

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS

Este corresponde a um equivalente de 8% o total de remuneração que é percebida por trabalhadores, o que é depositado em cada uma das contas vinculadas, ou seja, em uma conta bancária onde os trabalhadores não possuem acesso, apenas podendo receber o saldo desta conta em casos de situações arbitrárias ou ainda em outras situações especiais que estiverem previstas por lei.

O vale transporte

Quanto ao vale transporte, este é um tipo de benefício que impede que qualquer tipo de trabalhador possa gastar mais do que 6% de seu salário com despesas de transportes de sua casa até o trabalho e do trabalho para a sua casa. Este valor de despesa deverá ser superior aos 6% que deverá ser custeado pelas empresas.

Valores de férias

Estes valores de férias são acrescidos de 1/3 a cada 12 meses, onde o trabalhador deverá ter direito a 30 dias de descanso. Durante este período sua remuneração terá um acréscimo de 1/3 relacionado a remuneração convencional.

O décimo terceiro salário

Este salário anualmente, permite que o trabalhador deverá receber um salário adicional, este denominado de gratificação natalina ou mesmo 13º salários. Outros benefícios apontados, como por exemplo a assistência médica, programas de alimentação aos trabalhadores, bolsas de estudos, e o auxílio creche, entre outros são alguns dos benefícios opcionais, a partir disto caberá a empresa decidir se vai oferecer ou não seus funcionários.

É importante também apontar que por conta de convenções coletivas de trabalho, alguns dos benefícios poderão se tornar obrigatórios, entre eles vale refeição, cesta básica, convênio médico, entre outros benefícios não são impostos pela CLT.

Outros benefícios devem ser concedidos aos funcionários como forma de motivação no trabalho. Para possibilitar uma maior motivação e satisfação profissional, ou até mesmo a produtividade, os benefícios para funcionários são um tipo de ferramenta cada vez mais interessante e poderosa para os atuantes no mercado de trabalho.

Entre alguns benefícios a empresa poderá conceder viagens aos funcionários para criar vínculos e aproximar colegas, gerando assim uma maior motivação e satisfação no meio de trabalho.

Existe ainda a possibilidade de realizar eventos temáticos, onde é possível criar eventos para que os empregados se divirtam e interajam, o que costuma gerar uma boa satisfação de forma geral.

O dia da família também é interessante, que permite que os funcionários passem um dia com a família como uma forma de beneficiar o vínculo entre a empresa e os familiares. As celebrações especiais, onde pode-se comemorar pequenas conquistas dos funcionário como uma chave para a grande motivação.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *