Salário Mínimo nos Estados Unidos



Diferente do que ocorre no Brasil, os Estados Unidos não possuem um salário mínimo mensal estabelecido pelo governo Federal, embora exista Salário Mínimo nos Estados Unidos estabelecido por valor pago à hora trabalhado, diferente do mínimo nacional brasileiro, que independe do número de horas trabalhadas. Assim, o valor a ser pago aos trabalhadores é por hora de trabalho, o que dá uma maior liberdade nas regras trabalhista e menos processos na Justiça, evitando assim a necessidade de um salário mínimo Estados Unidos.

Salário Mínimo Estados Unidos

Salário Mínimo Estados Unidos

Salário Mínimo nos Estados Unidos

Apesar da grande riqueza que os Estados Unidos possuem, pelo fato do seu Produto Interno Bruto, PIB, ser o maior do mundo, um pouco na frente da China, esse é um país com uma extrema desigualdade social e com alta concentração de renda.

Esse quadro pode ser contatado pelas constantes reclamações que os trabalhadores dessa nação da América do Norte têm em relação ao salário mínimo estabelecido pelos Estados, os quais, possuem uma autonomia própria para estabelecer quanto cada empresário deve pagar aos seus funcionários e colaboradores.

Diferenças entre o Salário Mínimo EUA e Brasil

Por isso, muitas pessoas nos Estados Unidos têm que trabalhar muitas horas ao dia, para conseguir ganhar um bom salário, principalmente em empregos em restaurantes fast food, como Mcdonald e Burger King, que pagam em torno de 10 dólares a hora para os seus trabalhadores, seguindo um padrão próprio, independentemente do valor estipulado por salário mínimo no Estado.

Outra grande diferença em relação ao salário mínimo dos Estados Unidos é que ele é feito por Estado, já que por se tratar de uma nação federalista, cada Estado tem a liberdade de determinar quanto deve ser o salário mínimo em sua localidade.

Quanto é o salário mínimo nos Estados Unidos?

Desse modo, não se pode dizer que nos Estados Unidos há apenas um único salário mínimo, como ocorre no Brasil, em que todos os estados devem pagar o mínimo estabelecido pelo Governo Federal, sob pena de multa e detenção do empregador que pagar abaixo desse valor.

Valor do Salário Mínimo Estados Unidos

Valor do Salário Mínimo Estados Unidos

Assim, existem alguns Estados norte-americanos que tem um pagamento maior, como por exemplo a Califórnia, Estado que desde de janeiro de 2016, obrigou a todos os empregadores o pagamento de 10 dólares por hora trabalhada, o que daria em torno de 30 reais.

Outros estados, como por exemplo a Geórgia, tem um pagamento de salário mínimo bem baixo, remunerando os seus trabalhadores com 5,15 dólares a hora, o que daria próximo de 15 reais, algo abaixo do padrão de riqueza que os Estados Unidos sustentam em todo o seu território.

Movimento pelo aumento do salário mínimo dos Estados Unidos

O salário mínimo médio dos Estados Unidos, já que cada estado possui a sua própria determinação, é de 7,25 dólares por hora trabalhada, o que revolta alguns dos trabalhadores, que reivindicam um aumento desse valor.

Dessa forma, há um movimento nacional de empregados, principalmente os latinos, os quais, querem um aumento do salário mínimo para 15 dólares a hora trabalhada. Esse tema foi discutido no Congresso e acabou sendo reprovado, pelo menos para o ano de 2016, o novo presidente eleito deve tratar desse assunto em seu mandato.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votes, average: 3,83 out of 5)
Loading...