Home » Direitos » Segurança no Trabalho

Leia também:

Segurança no Trabalho

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) tem um caráter de prevenção e se fundamenta na preservação da saúde do conjunto dos trabalhadores da empresa. A articulação básica do PCMSO deve ser com o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), pois se o reconhecimento deste programa não identificar risco ocupacional específico, o controle médico previsto no PCMSO poderá resumir-se a uma avaliação clínica   global em todos os exames exigidos. Caso exista esse risco ocupacional específico, o grupo de funcionários atingido, deverá efetuar alguns exames complementares, a critério do médico responsável pelo Programa na empresa, ou com uma periodicidade previamente definida.

O médico que efetuar esses exames deverá obrigatoriamente conhecer o ambiente da empresa, para uma avaliação mais precisa dos eventuais riscos a que possam estar expostos os trabalhadores.

É de extrema importância que em todas empresas haja um médico que possa efetuar este trabalho, e cumpra com todos requisitos de segurança exigidos. Pois a segurança do trabalhador é fundamental. Não deixe de se adequar as normas exigidas por lei, e mantenha sua empresa em dia, para não ter nenhum problema.

Todos os dados obtidos nos exames médicos, incluindo a avaliação clínica e os exames complementares, as conclusões e as medidas aplicadas, deverão ser registradas em prontuários clínicos individuais, que deverão ser mantidos por período mínimo de 20 anos após o desligamento do funcionário da empresa.

As relações de saúde desenvolvidas devem ser objeto de um relatório anual. Embora concebido e planejado para um ano inteiro, o PCMSO pode ser alterado a qualquer momento, em seu todo ou em parte, sempre que o Médico do Trabalho, responsável pelo Programa, detectar mudanças em riscos ocupacionais decorrentes de alterações nos processos de trabalho, novas descobertas da ciência médica em relação a efeitos de riscos existentes, ou ainda reavaliações do reconhecimento destes riscos.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *