Sicalc

Sicalc – Na busca pela simplificação de seus procedimentos, a Receita Federal tem criado programas para facilitar a vida da pessoa física e da pessoa jurídica, diminuindo a burocracia e deixando os processos mais fáceis de serem realizados.

Com este intuito, o contribuinte tem à disposição um programa que faz os cálculos dos acréscimos legais e também emite o Documento de Arrecadação da Receita Federal – DARF trata-se do Sicalc, que pode ser acessado online e facilita bastante o pagamento de tributos federais.

Quer saber tudo sobre esse programa criado pelo Governo Federal para facilitar o pagamento dos seus tributos? Então, continue lendo esse texto.

Sicalc

Sicalc


O que é e para que serve

Sicalc é a sigla do Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais da Receita Federal. Ele foi desenvolvido pela Receita Federal, com o objetivo de calcular impostos federais e também emitir segunda guia de boletos que já estão vencidos.

Esses boletos são conhecidos como guias DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e podem ser emitidos diretamente por meio desse site.

Veja também sobre:


O que são acréscimos legais

Os acréscimos legais são os popularmente conhecidos juros que incidem sobre os valores dos tributos ou contribuições que não são pagas no prazo determinado e que dependendo do imposto Federal, pode causar um grande prejuízo para quem deixar de pagar esse tributo.


Impressão de DARF

Existem três tipos de DARF que podem ser impressos através do programa Sicalc

  • DARF Comum: de cor preta, pode ser usado para pagamento de receita federal devidas por pessoas físicas ou jurídicas que não tenham optado pelo Simples Nacional;
  • DARF Simples: de cor verde, só pode ser usado por pessoas jurídicas consideradas como empresa de pequeno porte ou microempresa.
  • DARF Judicial: Responsável em recolher custos de processos da justiça federal e recursos extraordinários ao Supremo Tribunal

Sicalc Web

É importante que o usuário saiba que existem duas versões do programa e assim consiga baixar a que seja adequado para ele.

  • Sicalc Auto Atendimento
  • Sicalc Web

Enquanto o primeiro programa deve ser instalado no seu computador, o Sicalc Web é uma versão online.

O Sicalc Web, não necessita de instalação em CPU do usuário, porém ele é mais limitado, com menos ferramentas e funções que o próprio Sical. O Sicalc Web necessita de uma atualização mensal onde precisa desinstalar versões anteriores e tendo sempre que instalar versões novas.

Isso é necessário em decorrência da taxa Selic que atualiza todo mês.


Como Instalar o Sicalc

  • Entre no seu navegador internet e na barra de pesquisa, digite “Sicalc”.
  • Em seguida clique no primeiro link que vai aparecer no campo de busca, onde será redirecionado para o site da Receita Federal.
  • Irá aparecer um link para o download. Assim que concluir o download, procure na pasta em que foi baixado, em seguida clique com o botão direito e vá à opção “executar como administrador”.
  • Depois siga as instruções de instalações do programa e clique em “instalar”.


Como Configurar o Sicalc

  • Abra o programa, em seguida irá aparecer uma caixa onde deverá ser colocado o Estado e a cidade.
  • Escolha seu Estado e cidade, em seguida clique em “utilizar”. Logo após é só utilizar o programa e começar a baixar seus boletos e realizar o pagamento de tributos federais.

Como Desinstalar o Programa

  • Com um duplo-clique pressione a opção “Desinstalar”, localizada dentro da pasta “Programas RFB/Sicalc Auto-atendimento” na área remota do seu computador;
  • Em seguida vá em “Painel de Controle”, e dê um duplo-clique na opção “adicionar” ou remover programas. Depois selecione a opção “Auto Sicalc Atendimento” e clique em “remover”.
  • Depois, basta observar as instruções para assim conseguir desinstalar o programa do seu computador.

O que achou desse novo programa criado pela Receita Federal? Deixe o seu comentário abaixo e participe desse post.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...